+55(15) 3251-8550
Rua professor Oracy Gomes 598 jd. Primavera - Tatuí

XI DE AGOSTO

Clube Parceiro

|

São Paulo

A Associação Atlética XI de Agosto, então denominada como Clube XI de Agosto, tem sua fundação em 11 de Agosto de 1929, e foi à primeira do município e se tornou pioneira até mesmo no Estado de São Paulo teve sua origem de forma casual. Segunda a história, na verdade, teve origem num bar localizado na praça central da cidade e, sobretudo, por incentivo de um comerciante nascido em uma cidade vizinha.

 

Surgida a partir de um ambiente musical e repleto de jovens, o primeiro passo foi dado para a criação da atual Associação Atlética XI de Agosto, inicialmente apenas um time de futebol existia e chamava-se XI de Agosto Futebol Clube, em homenagem ao aniversário da cidade de Tatuí. Já no início da década de 30, Tatuí sediava alguns campeonatos de nível municipal. Havia a competição de várias equipes e, com equipe formada e jovens dispostos a inscrevê-la nas disputas locais, os integrantes do então XI de Agosto decidiram criar uma diretoria permanente.

 

Os jogadores do XI de Agosto e alguns torcedores aprovaram o estatuto por unanimidade. O documento já denominava a equipe de Associação Atlética XI de Agosto, prevendo que o time pudesse crescer e suas atividades viessem a ser ampliadas.

 

Em 1935, foi agendada a partida de inauguração do empreendimento contra nada mais, nada menos, que o Palestra Itália. A presença da equipe de São Paulo no interior já era uma grande novidade, pois na época, era incomum grandes times aceitarem jogos contra equipes desconhecidas. Havia, sempre, a possibilidade do time paulistano ser derrotado e, isso, implicaria no constrangimento dos “grandes”. O Palestra Itália seria a estrela na inauguração do campo gramado, do muro, das arquibancadas e vestiários.

 

Registros da época indicam que o jogo foi emocionante e o campo ficou completamente lotado com torcedores de toda a região que compareceram atraídos não somente pela presença dos atletas do Palestra Itália, mas, também, pela fama do XI de Agosto que já se espalhava.

 

O XI de Agosto chegou a conquistou em 57 e 58 o bicampeonato amador do Estado de São Paulo, que nessa ocasião não era pouca coisa. O feito do time então conhecido como égua vermelha, uma pequena alusão à cor do uniforme com relação a um animal na cor avermelhada e preta que havia na cidade.

 

Esse feito foi tão grande que lhe valeu uma menção até mesmo no hino de Tatuí, onde no estribilho do hino, vem à lembrança de “Tatuí do XI de Agosto”. Essa menção advém das glórias do time tatuiano.

 

O futebol continuava a ser o carro-chefe da então Associação Atlética XI de Agosto. Nos anos de 1941, 1942 e 1943, o XI de Agosto conquistou os campeonatos municipais, sagrando-se tricampeão do Campeonato Amador Federado da Litafu (Liga Tatuiana de Futebol). Durante mais de dez anos, as atividades limitavam-se aos jogos de futebol e participação em campeonatos locais e regionais. No ano de 1953, o XI de Agosto participou do campeonato da 2ª Divisão do Futebol do Estado de São Paulo, terminando em sexto lugar. Mas foi nos anos de 1957 e 1958 que o XI de Agosto obteve sua mais alta glória no futebol do interior paulista. A equipe agostina sagrou-se bicampeã paulista do Campeonato Amador Estadual organizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

 

XI de Agosto fez bonito em duas finais consecutivas; vencendo o Comercial de Araras na final de 1957 por 3 a 2. A final na cidade de Piracicaba. Registros da época indicam que a partida foi “de ótima qualidade e os agostinos dominaram o famoso adversário conseguindo logo nos primeiros 30 minutos o resultado de 3 a 0”.

 

No ano seguinte, a conquista do bicampeonato veio sobre o conceituado time do Itatiba Esporte Clube. O placar da final 1958, nem parecia de final: 7 a 1, tamanha a superioridade da equipe tatuiana. Em 13 partidas, o XI de Agosto conquistou oito vitórias, dois empates e três derrotas. Marcou 54 gols e sofreu 17, tendo Nicola, com 20 gols, como o artilheiro da competição.

 

O XI de Agosto não sagrou-se campeão somente no futebol de campo, mas foi vitorioso também no FUTSAL, em meados da década de 60 a construção de sua quadra poliesportiva coberta o futebol de salão teve inúmeros praticantes e acabou se tornando também uma paixão dos agostinos, possibilitando a participação de diversos campeonatos na região, e, já na década de 80 o XI de Agosto obteve seus melhores feitos na modalidade ingressando na 1ª Divisão do Futsal Paulista e sagrando-se Campeão do Interior do Estado de São Paulo de Futebol de Salão.

 

Sendo campeão do estado, em uma fase rica do FUTSAL, em 1982, por ocasião do 1º campeonato mundial de Futebol de Salão, Tatuí teve a oportunidade de conferir uma final em sua casa, vitória conquistada pela equipe agostina frente a seleção nacional argentina por 3 a 0, dentre muitas outras conquistas em diversas modalidades e épocas.

 

Nos últimos anos a Associação Atlética XI de Agosto, consolidou como uma agremiação que se preocupa com a parte social, abrindo oportunidades para novas escolinhas como, vôlei, basquete, tênis de campo e karatê, cedendo também o clube para realização de eventos beneficentes e participando de campanhas de auxilio ao próximo, tais como: campanha do agasalho, doação de alimentos, dentre outras várias ações sociais existentes.

A missão da on scout é te levar para o jogo!